sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Inovação no Brasil x Inovação no Mundo

Inovação no Brasil x Inovação no Mundo

Pensar Eco, é lógico!: Que tal uma plantinha junto ao seu corpo? Pingente...

Pensar Eco, é lógico!: Que tal uma plantinha junto ao seu corpo? Pingente...: Cada vez fico mais entusiasmada ao ver inovações com criatividade, simplicidade  voltada ao retorno do homem para perto da natureza. Ontem...

domingo, 15 de julho de 2012

Sistema de Inovação

A inovação tecnológica que fomenta a transformação do conhecimento em produtos, processos e serviços torna-se cada vez mais importante para o desenvolvimento sócio-econômico dos países.
Um sistema de inovação, nacional, regional ou local, pode ser visto como uma rede de instituições dos setores público  e privado, cujas atividades e interações geram, adotam, importam, modificam e difundem novas tecnologias, sendo a inovação e o aprendizado seus aspectos cruciais:
  • Agências governamentais de fomento e financiamento
  • Empresas públicas e estatais Centros de P&D
  • Universidades, Associações empresariais, ONGs, etc
Para melhorar e ampliar as estruturas industriais e de exportação, são necessárias medidas cuidadosamente formuladas para estimular atividades de ciência e tecnologia que estejam articuladas com as demandas do setor produtivo.
As incubadoras podem minimizar os problemas enfrentados pelas empresas nascentes e, certamente, maximizam a utilização do conhecimento e dos recursos humanos, financeiros e materiais de que dispõem os micro e pequenos empresários. Além disso, estimulam o empreendedorismo, ao divulgar a possibilidade de se criar um negócio próprio, com chances reais de êxito, provocando um efeito multiplicador que aumenta a concorrência interna e favorece a melhoria da qualidade e da produtividade das empresa

Moto de uma Roda!


sexta-feira, 25 de maio de 2012

SENAI-MT Nº 1 do BRASIL!


Amigos de coração os meus parabéns a todos, pois eu posso dizer que sinto muito orgulho de ter feito parte da família SENAI-MT, a Nº 1 do BRASIL!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

minimodetalhe: REINVENTE-SE

minimodetalhe: REINVENTE-SE: Ah, para tudo! Se é pra viver, vamos viver direito. Com conteúdo. Troque o verbo, mude a frase, inverta a culpa. O sujeito da oração é você...

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cultura para inovação de forma lúdica e envolvente

Cultura para inovação


Para que a inovação seja base do crescimento e da sustentabilidade corporativa, é necessário que ela integre a estratégia da empresa e receba apoio total da alta gestão. Ciente disso, a Fiat Powertrain promove iniciativas para fortalecer a cultura inovadora em todos os níveis da organização.


Programa desenvolvido na Fiat Powertrain insere os operadores no processo de inovação da empresa.

Com o objetivo de sensibilizar 100% dos operadores da fábrica, foi realizado no segundo semestre de 2010, o Programa “Inovação para Todos”. A iniciativa contou com a consultoria da Inventta e mobilizou 1504 profissionais da planta de Betim. Com duração de 30 minutos, as intervenções começavam com um teatro de bonecos e se encerravam com um momento de reflexão e construção participativa sobre o tema. Ao longo de uma semana, foram realizadas 45 intervenções nos turnos da manhã, tarde e noite.
“Nosso primeiro desafio foi elaborar o modelo de trabalho direcionado a um público que não poderia parar suas tarefas por mais de 40 minutos. Após definir a metodologia, estruturamos a história e criamos personagens que pudessem representar a realidade da empresa e sua trajetória inovadora”, explica o presidente e sócio-fundador do Grupo Instituto Inovação, Paulo Renato Macedo Cabral. Segundo ele, o Programa insere um novo elo na cadeia de inovação da Fiat Powertrain e fecha um ciclo (confira a figura abaixo). Envolvimento com a inovação
Responsável pelo Programa de Inovação na Fiat Powertrain, Mariana Yazbeck, acredita que, de forma lúdica, a iniciativa colabora significativamente com a consolidação da cultura inovadora na empresa e contribui para a disseminação de conceitos. “Ao entender que inovar não é uma atividade distante de sua rotina, os operadores percebem como podem contribuir e incentivar o crescimento da organização. E, à medida que a companhia cresce, os colaboradores se desenvolvem com ela”, destaca.
Depoimentos Fiat PowertrainDe acordo com Mariana, é fundamental adotar a inovação de forma sistêmica, conferindo sustentabilidade às ações. “Além de estimular a geração de novas ideias, buscamos garantir recursos e apoio necessários à sua implantação. Assim, a empresa se torna mais competitiva, atendendo e, até mesmo, extrapolando a expectativa dos clientes.”
Renata Guimarães Horta, gerente de projetos de Cultura e Educação para a Inovação da Inventta, destaca que as intervenções foram alinhadas à estratégia da empresa para orientar os operadores sobre seu papel no processo de inovação e as práticas que devem ser adotadas em sua rotina. “Nesse sentido, trata-se de uma solução customizada, que se adapta à realidade e às expectativas da organização que a utiliza. Com base na demanda da empresa, é possível adequar o modelo a diferentes públicos, criando ambientes de aprendizagem que tenham sempre uma proposta participativa e instigante.”
Programa de Inovação Fiat Powertrain

Intervenções realizadas na Fiat Powertrain

Ação do cotidiano

Proporcionar situações de aprendizado de forma descontraída e envolvente. Segundo a analista da Inventta, Bianca Richartz, que acompanhou as intervenções, as apresentações foram estruturadas com base nessa premissa. “Combinamos relatos de situações do dia a dia e perguntas sobre inovação, de forma que os próprios operadores pudessem construir seu conhecimento a respeito do tema. Ao final, muitos colaboradores demonstraram interesse por se tornar agentes inovadores.”
O sucesso do Programa é confirmado por Cláudio Froes, responsável pela Montagem, na Unidade Motores – Betim. Em suas palavras, trata-se de uma oportunidade para desmitificar conceitos.Depoimentos Fiat Powertrain
“Percebemos que o ato de inovar não está ligado apenas à Engenharia de Produto e também pode ser realizado pelos operadores. Muitas ideias foram propostas após as sensibilizações, principalmente iniciativas correlacionadas ao WCM – World Class Manufacturing, modelo que reúne as melhores práticas da produção industrial, com objetivo de eliminar desperdícios, melhorar a qualidade e reduzir o custo de transformação e o prazo de entrega. Dessa forma, garantimos a evolução de nossos produtos e otimizamos processos”, relata Cláudio.
Fonte: http://inventta.net/radar-inovacao/cases/cultura-para-inovacao-fiat-powertrain/

Ambientes e ferramentas para inovação

Prestação de contas: Incentivos Fiscais à Inovação Tecnológica


Prestação de Contas: Incentivos Fiscais à Inovação TecnológicaO preenchimento é obrigatório para todas as empresas que utilizaram incentivos fiscais à inovação tecnológica referentes ao ano-base de 2011. Para aquelas que ainda não fizeram uso dos incentivos da Lei do Bem, relativos ao ano passado, ainda há tempo para o beneficiamento, já que o prazo para envio da declaração é dia 31 de julho de 2012.

MCTI libera formulário para empresas que utilizaram incentivos fiscais para a inovação
Já está disponível no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) o novo Formulário para Informações sobre as Atividades de Pesquisa Tecnológica e Desenvolvimento de Inovação Tecnológica nas Empresas.
Ao contrário de 2011 (ano-base 2010), quando o formulário sofreu mudanças significativas, a nova versão trouxe poucas novidades em relação ao ano passado. Bruna Soly, analista da Inventta, afirma que a principal alteração está no item 3.1 do formulário, “Linhas de P&DI”. “Até então, o Ministério exigia a descrição das linhas de pesquisa adotadas pelas empresas. Na Prestação de Contas deste ano, o detalhamento será feito individualmente, por projeto”, explica.
Para Bruna, a nova diretriz trará mais clareza ao formulário, pois muitas empresas enfrentavam dificuldades no preenchimento deste item. “O novo modelo atende um anseio do MCTI por informações mais precisas, mas demandará um esforço maior por parte das empresas”, ressalta.

Bob Moog Google Doodle Demonstration: How to use it!

domingo, 20 de maio de 2012

Mundo S/A - Como seu invento pode ganhar vida?

Carro Voador

Veículo recebeu aprovação para ser produzido como uma aeronave esportiva leve
Foto: Terrafugia/Divulgação
Um carro "diferente" promete roubar as atenções no Salão de Nova York, que começa nesta quarta-feira: o Transition. Ele é um carro-avião, com dois lugares, quatro rodas e asas retráteis. A Terrafugia, companhia de Massachusetts que o produz, tem se referido a ele como "aeronave trafegável" e, posteriormente, "avião de rua legal". Mas considerando sua primeira aparição em um salão de automóveis, talvez seja mais simples chamá-lo pelo que ele é: um carro voador.
A Terrafugia e o seu Transition são assunto há anos, mas até agora, a empresa estava mais atrelada à comunidade da aviação. Entretanto, diz uma reportagem no site da Wired, o cofundador e CEO da Terrafugia, Carl Dietrich, percebendo quem são as pessoas que já fizeram pedidos de compra do carro voador, começou a pensar que valia a pena olhar para fora deste mundo de pilotos. O preço do carro voador? US$ 279 mil, equivalente a quase R% 509 mil.
"Percebemos em nossa carteira de pedidos que, na verdade, há um número bem razoável de pessoas que não são pilotos fazendo depósitos para encomendar um Transition", disse.
Assim, a companhia chega ao Salão de Nova York (que está aberto ao público de 6 a 15 de abril) para avaliar o interesse do setor não-piloto do público em um carro voador. Eles esperam que um carro que voa possa criar mais pilotos ou interessados em pilotar e, principalmente, gerar novos clientes.
O desenvolvimento do Transition está em franco progresso e no mês passado a Terrafugia completou o primeiro voo do protótipo de produção. Dietrich espera continuar os testes de voo ao longo de 2012 e começar as entregas no próximo ano.

Orbit wheel en Guatemala

Volkswagen apresenta carro conceito voador na china

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Alemães e a inovação no Brasil

A indústria brasileira tem atraído o olhar de estrangeiros em diversos aspectos, alguns buscam investimentos, outros parcerias e os alemães estão de olho na inovação. O instituto de pesquisa aplicada Fraunhofer, por exemplo, irá acompanhar, certificar e avaliar o trabalho de instituições de pesquisa e inovação que atendam às nossas indústrias aqui no Brasil.


A parceria foi firmada entre os governos dos dois países e o trabalho será focado em pequenas e médias empresas. A ideia é que estas companhias façam seus pedidos de pesquisa aos institutos credenciados e estes recebam parte de sua remuneração do governo brasileiro. Até agora, são seis instituições credenciadas, distribuídas entre São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina.

BNDES projeta R$ 4,5 bi em investimentos para inovação em 2012

27.03.2012

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deverá destinar neste ano recursos da ordem de R$ 4,5 bilhões para inovação. A projeção foi apresentada na sexta-feira (23), pelo presidente da instituição, Luciano Coutinho, durante a reunião da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizada em São Paulo (SP).

“Boa parte desses recursos deverão ser investidos em micros e pequenas empresas, que estão começando a investir mais nessa área”, afirmou. No ano passado, os recursos direcionados para o setor somaram R$ 3 bilhões. Trata-se de uma alta de 50%.

Além dos investimentos diretos, o banco já aprovou ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) R$ 1,5 bilhão. Os recursos serão aplicados na construção de 32 centros de pesquisa. Os empreendimentos serão instalados em diversos Estados. A ideia é aproveitar as potencialidades locais.

(Com informações da CNI e da Agência Brasil)

Edital de Inovação SENAI SESI.2012

Sistema Fiemt lança 9ª edição do edital que apoia a inovação em indústrias de MT
Em: 05/04/2012 às 13:59h por Unecom - Sistema Fiemt
Aumentar a competitividade do setor produtivo por meio da inovação é um dos desafios do Sistema Indústria em todo país. Em função disso, o Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) lança no dia 10 de abril, às 18h30, a 9ª edição do Edital Senai Sesi de Inovação. O evento para empresários mato-grossenses será realizado na sede do Sistema Fiemt, em Cuiabá, e contará com palestra e apresentação de cases de sucesso.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

"A inovação é o poder de redefinir a indústria." Tony Davila

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

“Tudo que somos é resultado do que pensamos”
Buda (562 a.C – 483 A.C)

Aprendizado

“Aquilo que insistimos em fazer torna-se fácil – não que a natureza da tarefa tenha se modificado, mas nossa habilidade para realizá-la aumentou”
Emerson

Oportunidades

“As pessoas eficazes não vivem voltadas para os problemas, elas vivem voltadas para as oportunidades. Elas alimentam oportunidades, e deixam os problemas ‘morrerem de fome’”.
Peter Druker

Dicas motivação.


· Ver o lado positivo da vida e da profissão. Como já afirmei, todos os nossos sentimentos são gerados pela nossa maneira de pensar e enxergar as coisas que nos rodeiam. Tudo isso tem impacto em nossos sentimentos e ações e, portanto, nos resultados.

· Criar novos objetivos e desafios dentro da rotina.
· Reinventar-se e não ficar acomodado e conformado com a situação atual, apenas reclamando.
· Participar de cursos e palestras, buscando novos motivos para agir.
· Ter a coragem para mudar – às vezes, até de empresa – e buscar novos horizontes.

Algumas dicas para que as empresas motivem seus colaboradores:

· Formar líderes eficazes. Nada pior que um chefe perverso que não dá condições de trabalho e só sabe cobrar, fazer repreensões em público e que não elogia os acertos.
· Criar um clima de trabalho positivo, que foque o coleguismo, o companheirismo e a competição saudável.
· Ter objetivos claros, desafiantes e equilibrados, pois isso cria “motivos” para que as pessoas ajam.
· Dar feedback individual sobre o desempenho de cada colaborador. Estamos falando de comunicação, que envolve perceber, perguntar, escutar e falar. Em resumo, entender e ser entendido.
· Ter um plano de carreira para seu quadro de colaboradores.
· Ter uma política de salários que leve em conta o desempenho e os resultados individuais e coletivos alcançados pelos colaboradores.
· Colocar a pessoa certa no lugar certo. Só assim poderão utilizar todo o potencial que possuem.
· Treinar e desenvolver seus colaboradores.