Para avaliar o desempenho em relação à concorrência, há indicadores que consideram os recursos humanos empregados, os investimentos e as práticas de gestão
Num mercado globalizado, a inovação ocupa lugar de destaque. Por este motivo, as empresas precisam avaliar constantemente o seu desempenho nesta área e compará-lo aos concorrentes. Há alguns indicadores que permitem esse comparativo. Os principais são:
- Quais os esforços que a empresa emprega para inovar;
- Como a empresa faz a gestão do processo de inovação;
- Como desenvolve práticas de gestão que estimulam a inovação na empresa;
- Quais os resultados desses esforços.
Cada um destes indicadores, com exemplos, será analisado a seguir:
1. Indicadores de esforços
Eles servem para avaliar o montante empregado na área de inovação. Neste somatório estão incluídos os investimentos, recursos alocados e a estrutura disponível na empresa.
Exemplos:
- Número de colaboradores que se dedicam à inovação.
- Faturamento anual.
- Percentual de investimentos realizados em inovação.
- Qualidade dos investimentos realizados.
- Participantes do processo de inovação.
2. Indicadores do processo de inovação
Eles servem para medir o quanto a empresa possui, pratica e formaliza atividades de Gestão da Inovação. Estes indicadores são avaliados conforme o grau de existência e de formalidade. Exemplos:
- Atividades de levantamento, de seleção, de definição de recursos, de implementação e de aprendizagem.
3. Indicadores de práticas de gestão para criar ambientes propícios à inovação
Tais indicadores medem o quanto a empresa possui, pratica e formaliza incentivos para criar um ambiente inovador. Também são avaliados de acordo com o grau de existência e de formalidade. Exemplos:
- Criatividade.
- Processo de comunicação.
- Reconhecimento e recompensa.
- Capacitação de RH.
4. Indicadores de resultados
Os indicadores de resultados demonstram os ganhos obtidos pela empresa a partir do esforço, da gestão do processo e do uso de práticas de estímulos. Eles estão correlacionados com percentuais de ganho em uma determinada abordagem.
Exemplos:
- Percentual de faturamento proveniente de inovações recentes.
- Percentual de economia decorrente de inovações.
- Número de patentes obtidas etc.
Autor: Sebrae/NA
Nenhum comentário:
Postar um comentário