sábado, 22 de outubro de 2011

Globalização impõe às empresas investimentos em inovação



Para avaliar o desempenho em relação à concorrência, há indicadores que consideram os recursos humanos empregados, os investimentos e as práticas de gestão

Num mercado globalizado, a inovação ocupa lugar de destaque. Por este motivo, as empresas precisam avaliar constantemente o seu desempenho nesta área e compará-lo aos concorrentes. Há alguns indicadores que permitem esse comparativo. Os principais são:

- Quais os esforços que a empresa emprega para inovar;

- Como a empresa faz a gestão do processo de inovação;

- Como desenvolve práticas de gestão que estimulam a inovação na empresa;

- Quais os resultados desses esforços.

Cada um destes indicadores, com exemplos, será analisado a seguir:

1. Indicadores de esforços

Eles servem para avaliar o montante empregado na área de inovação. Neste somatório estão incluídos os investimentos, recursos alocados e a estrutura disponível na empresa.
Exemplos:

- Número de colaboradores que se dedicam à inovação.

- Faturamento anual.

- Percentual de investimentos realizados em inovação.

- Qualidade dos investimentos realizados.

- Participantes do processo de inovação.

2. Indicadores do processo de inovação

Eles servem para medir o quanto a empresa possui, pratica e formaliza atividades de Gestão da Inovação. Estes indicadores são avaliados conforme o grau de existência e de formalidade. Exemplos:

- Atividades de levantamento, de seleção, de definição de recursos, de implementação e de aprendizagem.

3. Indicadores de práticas de gestão para criar ambientes propícios à inovação

Tais indicadores medem o quanto a empresa possui, pratica e formaliza incentivos para criar um ambiente inovador. Também são avaliados de acordo com o grau de existência e de formalidade. Exemplos:

- Criatividade.

- Processo de comunicação.

- Reconhecimento e recompensa.

- Capacitação de RH.

4. Indicadores de resultados

Os indicadores de resultados demonstram os ganhos obtidos pela empresa a partir do esforço, da gestão do processo e do uso de práticas de estímulos. Eles estão correlacionados com percentuais de ganho em uma determinada abordagem.
Exemplos:

- Percentual de faturamento proveniente de inovações recentes.

- Percentual de economia decorrente de inovações.

- Número de patentes obtidas etc.

Autor: Sebrae/NA

Nenhum comentário:

Postar um comentário