Por Alfredo Passos
O livro A Whack on the side of the head de Roger von Oech
está completando 25 anos.
A edição de 25 anos é a quarta revisão que Oech faz de seu livro Um "TOC" na Cuca, como publicado em português pela Livraria Cultura Editora, primeira edição em agosto de 1988.
Um "toc" na cuca, fala dos dez bloqueios mentais que impedem uma pessoa de ser mais inovador e ensina o que fazer para acabar com eles.
John Naisbit, autor de Megatendências, escreve assim sobre o livro: "é numa era de grandes mudanças que mais precisamos de criatividade e inovação. von Oech indica maneiras comprovadas de liberar a criatividade que existe em todos nós...um livro muito útil."
von Oech trabalhou com profissionais de marketing, engenharia, tecnologia da informação, finanças, pesquisa e desenvolvimento, televisão e varejo, explorando temas como:
A edição de 25 anos é a quarta revisão que Oech faz de seu livro Um "TOC" na Cuca, como publicado em português pela Livraria Cultura Editora, primeira edição em agosto de 1988.
Um "toc" na cuca, fala dos dez bloqueios mentais que impedem uma pessoa de ser mais inovador e ensina o que fazer para acabar com eles.
John Naisbit, autor de Megatendências, escreve assim sobre o livro: "é numa era de grandes mudanças que mais precisamos de criatividade e inovação. von Oech indica maneiras comprovadas de liberar a criatividade que existe em todos nós...um livro muito útil."
von Oech trabalhou com profissionais de marketing, engenharia, tecnologia da informação, finanças, pesquisa e desenvolvimento, televisão e varejo, explorando temas como:
§ Como motivar o
departamento financeiro de uma grande empresa a ser mais agressivo em questões
fiscais diante do governo federal?
§ Como será a cozinha
do futuro?
§ Como aumentar a
eficiência das células fotoelétricas solares?
§ Que estratégia de
marketing uma indústria farmacêutica deveria adotar para crescer 70% nos
próximos dois anos?
§ O que os produtores
de um programa diário de TV podem fazer para arranjar novas ideias?
§ O que uma companhia
que cresceu 5.000% nos últimos cinco anos deve fazer para manter um ambiente de
trabalho divertido e inovador?
O livro contém
histórias, anedotas, percepções e ideias originadas desses seminários, bem como
das muitas convicções do autor, sobre o que pode tornar uma pessoa mais
criativa.
Mas o que são ideias inovadoras?
Todos os anos a Revista Harvard Business Review produz uma edição especial com as "Ideias Inovadoras".
Como se trata de conceito cada vez mais presente nas empresas, revisitei a edição da HBR de fevereiro de 2006.
Nesta edição de 2006, a sexta publicada pela revista, os 20 ensaios revelam o traço mais importante do líder do futuro, explora o potencial de marketing da personalidade digitalmente duplicada, expôe um desafio maior que administrar o risco e sugere a melhor saída para países importadores de petróleo.
Mas como um grupo de 20 especialistas em negócios, gestão e economia se reúne e "monta uma lista de ideias inovadoras"?
O primeiro passo, segundo relato dos editores, foi parar e ponderar o que o termo significa. Diante de muitas empresas que estão começando a se utilizar cada vez mais de grupos de pessoas e processos de inovação, as considerações destes especialistas, valem uma boa reflexão.
Mas o que são ideias inovadoras?
Todos os anos a Revista Harvard Business Review produz uma edição especial com as "Ideias Inovadoras".
Como se trata de conceito cada vez mais presente nas empresas, revisitei a edição da HBR de fevereiro de 2006.
Nesta edição de 2006, a sexta publicada pela revista, os 20 ensaios revelam o traço mais importante do líder do futuro, explora o potencial de marketing da personalidade digitalmente duplicada, expôe um desafio maior que administrar o risco e sugere a melhor saída para países importadores de petróleo.
Mas como um grupo de 20 especialistas em negócios, gestão e economia se reúne e "monta uma lista de ideias inovadoras"?
O primeiro passo, segundo relato dos editores, foi parar e ponderar o que o termo significa. Diante de muitas empresas que estão começando a se utilizar cada vez mais de grupos de pessoas e processos de inovação, as considerações destes especialistas, valem uma boa reflexão.
§ Além de duradoura,
uma ideia dessas teria de ser impactante?
§ Abriria uma oportunidade
imediata ou futura?
§ Seria definida
tanto pelo modo como é expressada quanto por aquilo que é?
§ Aliás, teria de ser
uma ideia realmente nova ou simplesmente algo prestes a saltar da teoria para a
prática?
E foi com essa variedade de definições sugeridas, que um tema
sobressaiu-se no debate.
Uma ideia inovadora é um trampolim, não a conclusão perfeita do salto. É o gatilho da discussão, não a resposta definitiva. É o discurso da largada, não a linha de chegada.
Voltando ao livro de von Oech, se em 1988, o autor escreveu que a capacidade de inovar é mais do que um instrumento profissional: é uma questão de sobrevivência, imagine a criticidade desta questão em 2008.
Uma ideia inovadora é um trampolim, não a conclusão perfeita do salto. É o gatilho da discussão, não a resposta definitiva. É o discurso da largada, não a linha de chegada.
Voltando ao livro de von Oech, se em 1988, o autor escreveu que a capacidade de inovar é mais do que um instrumento profissional: é uma questão de sobrevivência, imagine a criticidade desta questão em 2008.
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