sábado, 18 de maio de 2013

Lições de grandes campanhas de marketing

Para chamar a atenção dos consumidores, empresas e agências de marketing criam campanhas gigantescas. Um dos casos que teve maior impacto, ano passado, foi a campanha “Stratos”, da Red Bull. Porém, nem todas precisam ser assim. É possível atingir o consumidor com ideias mais simples e igualmente geniais.
A Red Bull entrou para a história com o salto do paraquedista australiano Felix Baumgartner. Em 14 de outubro do ano passado, ele subiu 38 quilômetros acima da superfície terrestre com um balão de gás hélio. Então, com apenas uma roupa espacial e um paraquedas, ele pulou. Foi a primeira vez que uma pessoa quebrou a barreira do som em queda livre sem intervenção mecânica.

A campanha “Stratos” do energético rendeu-lhe o vídeo ao vivo mais assistido de todos os tempos, chegando a 8 milhões de espectadores, e rendeu o documentário “Space Drive”, produzido pela Red Bull, National Geographic e BBC.

Nem todas as campanhas de marketing precisam ser históricas para ser efetivas. As ações mais efetivas são aquelas que inovam na forma de capturar sua audiência – consumidores, a mídia e competidores – e mudam a forma como estes pensam sobre a marca. O site Entrepeneur selecionou as estratégias mais brilhantes de startups, corporações e entidades de caridade e pediu a especialistas que avaliassem o porquê de serem tão virais.



A Puma concebeu uma campanha dentro de suas lojas para aumentar as vendas inspirado no corredor jamaicano Usain Bolt, medalhista de ouro nas Olimpíadas. A campanha "the fastest trainers in the world" (“os treinadores mais rápidos do mundo”) encorajava pessoas a comprarem o tênis Faas 500, tênis relacionados ao atleta.
Consumidores que queriam comprar o tênis pegavam um tíquete com o horário impresso de entrada da loja e, quanto mais rápido eles corriam até o caixa para efetuar a compra, maior o desconto que recebiam. Uma compra feita em 3 minutos, por exemplo, garantia 20% de desconto.
A campanha da Puma foi capaz de criar uma conexão entre o produto, a celebridade patrocinada e o consumidor, segundo Jason Abelkop, diretor de marketing da rede americana de restaurantes Buffets.

Lição: Dê poder e entretenha seus consumidores que suas vendas subirão.

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