sábado, 22 de outubro de 2011

Mapa Metal

O Mapa Mental (Mind Map) é um valiosa técnica que melhora o processo de anotar e organizar suas idéias e fortalece sua criatividade na solução de problemas. Usando o Mapa Mental você pode identificar e entender rapidamente a estrutura do assunto estudado, pois as relações e conexões entre as diversas peças de informação ficam mais evidentes.

O Mapa Mental é um recurso gráfico que substitue o processo convencional de anotações sob a forma de listagem. Um bom Mapa Mental mostra a “fotografia” do assunto, evidencia a importância relativa das informações ou conceitos relacionados ao tema central e suas associações.

Inovação: Fruta em barra chega ao mercado em 2012

October 22, 2011 by
Filed under Noticia
Se a sua vida é sempre um corre-corre, mas, ainda assim, é uma pessoa preocupada com hábitos alimentares saudáveis, a partir de 2012 não terá de preocupar-se em andar com peças de fruta na carteira e passar pelo incómodo de as descascar na pausa do trabalho. A Nutrigreen pensou em casos semelhantes ao seu e irá lançar no mercado fruta em barra.
A barra é feita com puré de frutas e gelatina vegetal (algas) e estará disponível com sabor de abacaxi, manga, tutti-fruti e abacaxi/coco. A validade não será um problema, uma vez que o produto pioneiro a nível mundial, que já conquistou um prémio de inovação na feira alemã Anuga, pode ser consumido num prazo de 60 dias. Assim, a fruta passará a ser fácil de transportar, pode ser consumida em qualquer lugar e entre refeições.
Por ter apenas 40 calorias no máximo e ser composta unicamente por produtos naturais, a novidade destina-se, sobretudo, ao mercado “healthy”, ligado ao consumo saudável, sendo que o seu público-alvo será, essencialmente, mulheres e crianças. O produto tem sido apresentado em feiras do sector e tem tido uma enorme receptividade, pelo que a companhia pensa lançá-lo também para o mercado internacional, segundo a agência Lusa, citada pelo Diário Digital.
A Nutrigreen é uma empresa de Torres Novas que trabalha essencialmente com frutas nacionais (cerca de 80%) e importa apenas os abacaxis e as mangas. As duas empresas – Nutrigreen, direcionada para a transformação de frutas em puré, barras e sumos) e Nutrigreen Salads – empregam 110 pessoas.
Fonte: Greensavers

O Sucesso do negócio não depende só de uma grande ideia.

Descubra o Que Ainda Ninguém FazOpte por alguma coisa que não exista, que faça falta ou que precisa ser oferecida de maneira diferente ou melhor

Abra No Sítio CertoE não é necessariamente o que tem mais gente, como os centros comerciais. Estude bem as zonas por onde passa o seu público-alvo.

Invista nos PormenoresSão importantíssimos para a diferenciação da marca. Aposte numa boa embalagem. Pagar mais por um saco com design e reutilizável pode fazer muita diferença.

Cuidado Com Os FornecedoresEles são responsáveis pela base do seu produto. Teste-os antes de abrir o negócio, certifique-se que cumprem prazos. E pague-lhes sempre a tempo.

Não Guarde SegredoFale com amigos e peça a opinião de quem percebe do negócio. Valide assim, a sua ideia, melhore-a e altere-a antes de investir.

Pense Pequeno
Contrate o mínimo de pessoas possível, subcontrate o máximo de serviços que possa. Tenha uma estratégia de crescimento, mas avance prudentemente.
in Revista Sábado, Nº 388, pág. 42

Novo buscador

O novo buscador da Microsoft não tem a mesma fama do Google, mas no quesito interface ele dá de dez a zero na menina dos olhos de Sergey Brin e Larry Page. Para não ficar devendo em nada para a Microsoft, a Google resolveu testar uma interface mais moderna para o Google. Com botões maiores, um pouco mais de cores e pesquisas por conteúdo específico, o rei das buscas não quer ser chamado de sem graça

O mais empolgante de toda esta briga é que você pode testar o novo visual do Google de forma muito simples e rápida. Tudo o que você precisa fazer é seguir os passos a seguir para aprovar ou não a nova roupa do buscador.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/3156-novo-google-.htm#ixzz1bZ9LjUte

Globalização impõe às empresas investimentos em inovação



Para avaliar o desempenho em relação à concorrência, há indicadores que consideram os recursos humanos empregados, os investimentos e as práticas de gestão

Num mercado globalizado, a inovação ocupa lugar de destaque. Por este motivo, as empresas precisam avaliar constantemente o seu desempenho nesta área e compará-lo aos concorrentes. Há alguns indicadores que permitem esse comparativo. Os principais são:

- Quais os esforços que a empresa emprega para inovar;

- Como a empresa faz a gestão do processo de inovação;

- Como desenvolve práticas de gestão que estimulam a inovação na empresa;

- Quais os resultados desses esforços.

Cada um destes indicadores, com exemplos, será analisado a seguir:

1. Indicadores de esforços

Eles servem para avaliar o montante empregado na área de inovação. Neste somatório estão incluídos os investimentos, recursos alocados e a estrutura disponível na empresa.
Exemplos:

- Número de colaboradores que se dedicam à inovação.

- Faturamento anual.

- Percentual de investimentos realizados em inovação.

- Qualidade dos investimentos realizados.

- Participantes do processo de inovação.

2. Indicadores do processo de inovação

Eles servem para medir o quanto a empresa possui, pratica e formaliza atividades de Gestão da Inovação. Estes indicadores são avaliados conforme o grau de existência e de formalidade. Exemplos:

- Atividades de levantamento, de seleção, de definição de recursos, de implementação e de aprendizagem.

3. Indicadores de práticas de gestão para criar ambientes propícios à inovação

Tais indicadores medem o quanto a empresa possui, pratica e formaliza incentivos para criar um ambiente inovador. Também são avaliados de acordo com o grau de existência e de formalidade. Exemplos:

- Criatividade.

- Processo de comunicação.

- Reconhecimento e recompensa.

- Capacitação de RH.

4. Indicadores de resultados

Os indicadores de resultados demonstram os ganhos obtidos pela empresa a partir do esforço, da gestão do processo e do uso de práticas de estímulos. Eles estão correlacionados com percentuais de ganho em uma determinada abordagem.
Exemplos:

- Percentual de faturamento proveniente de inovações recentes.

- Percentual de economia decorrente de inovações.

- Número de patentes obtidas etc.

Autor: Sebrae/NA

7 Dicas de como ter Idéias Brilhantes.



  1. Exercite-se
    Alguns dos maiores “momentos de eureca” ocorrem quando estamos em atividade – nadando, caminhando ou mesmo correndo para pegar o ônibus. Pois quando praticamos exercícios o cérebro consciente entra em estado de relaxamento, e a metade criativa da mente começa a funcionar.
  2. Tome nota
    Frequentemente as soluções mais criativas surgem quando estamos adormecendo, nesta hora quem trabalha é o subconsciente, então tenha sempre próximo a sua cama um bloco de anotações e caneta, para transcrever a idéia assim que acordar.

  3. Debata ideias
    Conversar sobre as novas ideias com pessoas que confiamos é muito útil pois ajuda na percepção dos fatores positivos e negativos, bem como pontos fortes e fracos. E com isso é possível aprimorar a ideia.
  4. Mude de ares
    Viajar ou mudar de ambiente nos torna mais perceptivos e o cérebro também mostra-se alerta a novas ideias.
  5. Deixe a mente divagar
    Isto liberta o cérebro das linhas rígidas do pensamento, deixando que estabeleça ligações incomuns. Então fique a vontade para ficar observando as nuvens.
  6. Esqueça
    Sabemos que o cérebro trabalha o tempo todo. Segundo Steven Pinkes “uma teoria afirma que, se deixamos o problema de lado, ele fica incubado no inconsciente. Então, sem qualquer aviso, algo ativa uma ideia e a solução pronta se apresentam”.
  7. Acredite que é capaz
    Ter ideias é apenas o começo, é preciso acreditar em si mesmo e se empenhar ao máximo para que haja sucesso.
Por: Nicole P.

Acordar é fundamental e acompanhar é sobrevivier



Acordarmos para a necessidade de Inovar é fundamental para adquirir visibilidade e modernidade nas ações propostas, perceber a necessidade de inovação nas empresas faz parte do processo de gestão de todo Líder, a pergunta que não quer calar é como podemos alcançar a inovação e a reinvenção dentro da maioria das organizações?
As mudanças que acontecem e estarão para acontecer no mercado e na economia pode significar um futuro com muito menos empregos e muito menos oportunidades, caso as empresas não se preparem para o que irá acontecer, a reinvenção e a inovação para dentro e para fora, significará a sobrevivência, o processo industrial como o social é como um mutante evolui e se transforma de muitas formas, manter seus objetivos e projetos sempre em andamento é vital para a conquista da independência econômica. Por isso é fundamental que possamos acompanhar as mudanças no mercado, nas empresas e nas pessoas.
Os gestores da nova geração Y, já entenderam que uma empresa ágil, moderna e muito dinâmica é imprescindível.
Sendo assim hoje temos duas maneiras de buscarmos competitividade de forma eficiente e eficaz.
Inovação significa novidade ou renovação. A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Hoje, a palavra inovação é mais usada no contexto de ideias e invenções assim como a exploração económica relacionada, sendo que inovação é invenção que chega ao mercado.
A “reinvenção” traz em si a noção de nascer de novo: se fossemos recriar nossa empresa a partir do zero, de uma folha em branco, como ela seria? Implícitas nessa questão há outras: até que ponto essa empresa criada a partir do zero seria diferente da nossa, assim observar o que há dentro si (empresa) é fundamental, transformar as práticas já existente formatando-as de diversas maneiras, tendo erros e acertos, demonstra o quanto se esta comprometido com os objetivos que são prepostos para esse momento novo.
Hoje se Inova como se reinventa em: Tecnologia, Serviços, processos e produtos.