O Mapa Mental (Mind Map) é um valiosa técnica que melhora o processo de anotar e organizar suas idéias e fortalece sua criatividade na solução de problemas. Usando o Mapa Mental você pode identificar e entender rapidamente a estrutura do assunto estudado, pois as relações e conexões entre as diversas peças de informação ficam mais evidentes.
O Mapa Mental é um recurso gráfico que substitue o processo convencional de anotações sob a forma de listagem. Um bom Mapa Mental mostra a “fotografia” do assunto, evidencia a importância relativa das informações ou conceitos relacionados ao tema central e suas associações.
Se a sua vida é sempre um corre-corre, mas, ainda assim, é uma pessoa preocupada com hábitos alimentares saudáveis, a partir de 2012 não terá de preocupar-se em andar com peças de fruta na carteira e passar pelo incómodo de as descascar na pausa do trabalho. A Nutrigreen pensou em casos semelhantes ao seu e irá lançar no mercado fruta em barra.
A barra é feita com puré de frutas e gelatina vegetal (algas) e estará disponível com sabor de abacaxi, manga, tutti-fruti e abacaxi/coco. A validade não será um problema, uma vez que o produto pioneiro a nível mundial, que já conquistou um prémio de inovação na feira alemã Anuga, pode ser consumido num prazo de 60 dias. Assim, a fruta passará a ser fácil de transportar, pode ser consumida em qualquer lugar e entre refeições.
Por ter apenas 40 calorias no máximo e ser composta unicamente por produtos naturais, a novidade destina-se, sobretudo, ao mercado “healthy”, ligado ao consumo saudável, sendo que o seu público-alvo será, essencialmente, mulheres e crianças. O produto tem sido apresentado em feiras do sector e tem tido uma enorme receptividade, pelo que a companhia pensa lançá-lo também para o mercado internacional, segundo a agência Lusa, citada pelo Diário Digital.
A Nutrigreen é uma empresa de Torres Novas que trabalha essencialmente com frutas nacionais (cerca de 80%) e importa apenas os abacaxis e as mangas. As duas empresas – Nutrigreen, direcionada para a transformação de frutas em puré, barras e sumos) e Nutrigreen Salads – empregam 110 pessoas.
Descubra o Que Ainda Ninguém FazOpte por alguma coisa que não exista, que faça falta ou que precisa ser oferecida de maneira diferente ou melhor
Abra No Sítio CertoE não é necessariamente o que tem mais gente, como os centros comerciais. Estude bem as zonas por onde passa o seu público-alvo.
Invista nos PormenoresSão importantíssimos para a diferenciação da marca. Aposte numa boa embalagem. Pagar mais por um saco com design e reutilizável pode fazer muita diferença.
Cuidado Com Os FornecedoresEles são responsáveis pela base do seu produto. Teste-os antes de abrir o negócio, certifique-se que cumprem prazos. E pague-lhes sempre a tempo.
Não Guarde SegredoFale com amigos e peça a opinião de quem percebe do negócio. Valide assim, a sua ideia, melhore-a e altere-a antes de investir.
Pense Pequeno Contrate o mínimo de pessoas possível, subcontrate o máximo de serviços que possa. Tenha uma estratégia de crescimento, mas avance prudentemente.
O novo buscador da Microsoft não tem a mesma fama do Google, mas no quesito interface ele dá de dez a zero na menina dos olhos de Sergey Brin e Larry Page. Para não ficar devendo em nada para a Microsoft, a Google resolveu testar uma interface mais moderna para o Google. Com botões maiores, um pouco mais de cores e pesquisas por conteúdo específico, o rei das buscas não quer ser chamado de sem graça
O mais empolgante de toda esta briga é que você pode testar o novo visual do Google de forma muito simples e rápida. Tudo o que você precisa fazer é seguir os passos a seguir para aprovar ou não a nova roupa do buscador.
Para avaliar o desempenho em relação à concorrência, há indicadores que consideram os recursos humanos empregados, os investimentos e as práticas de gestão
Num mercado globalizado, a inovação ocupa lugar de destaque. Por este motivo, as empresas precisam avaliar constantemente o seu desempenho nesta área e compará-lo aos concorrentes. Há alguns indicadores que permitem esse comparativo. Os principais são:
- Quais os esforços que a empresa emprega para inovar;
- Como a empresa faz a gestão do processo de inovação;
- Como desenvolve práticas de gestão que estimulam a inovação na empresa;
- Quais os resultados desses esforços.
Cada um destes indicadores, com exemplos, será analisado a seguir:
1. Indicadores de esforços
Eles servem para avaliar o montante empregado na área de inovação. Neste somatório estão incluídos os investimentos, recursos alocados e a estrutura disponível na empresa. Exemplos:
- Número de colaboradores que se dedicam à inovação.
- Faturamento anual.
- Percentual de investimentos realizados em inovação.
- Qualidade dos investimentos realizados.
- Participantes do processo de inovação.
2. Indicadores do processo de inovação
Eles servem para medir o quanto a empresa possui, pratica e formaliza atividades de Gestão da Inovação. Estes indicadores são avaliados conforme o grau de existência e de formalidade. Exemplos:
- Atividades de levantamento, de seleção, de definição de recursos, de implementação e de aprendizagem.
3. Indicadores de práticas de gestão para criar ambientes propícios à inovação
Tais indicadores medem o quanto a empresa possui, pratica e formaliza incentivos para criar um ambiente inovador. Também são avaliados de acordo com o grau de existência e de formalidade. Exemplos:
- Criatividade.
- Processo de comunicação.
- Reconhecimento e recompensa.
- Capacitação de RH.
4. Indicadores de resultados
Os indicadores de resultados demonstram os ganhos obtidos pela empresa a partir do esforço, da gestão do processo e do uso de práticas de estímulos. Eles estão correlacionados com percentuais de ganho em uma determinada abordagem. Exemplos:
- Percentual de faturamento proveniente de inovações recentes.
Exercite-se
Alguns dos maiores “momentos de eureca” ocorrem quando estamos em
atividade – nadando, caminhando ou mesmo correndo para pegar o ônibus.
Pois quando praticamos exercícios o cérebro consciente entra em estado de
relaxamento, e a metade criativa da mente começa a funcionar.
Tome nota
Frequentemente as soluções mais criativas surgem quando estamos
adormecendo, nesta hora quem trabalha é o subconsciente, então tenha
sempre próximo a sua cama um bloco de anotações e caneta, para transcrever
a idéia assim que acordar.
Debata ideias
Conversar sobre as novas ideias com pessoas que confiamos é muito útil
pois ajuda na percepção dos fatores positivos e negativos, bem como pontos
fortes e fracos. E com isso é possível aprimorar a ideia.
Mude de ares
Viajar ou mudar de ambiente nos torna mais perceptivos e o cérebro também
mostra-se alerta a novas ideias.
Deixe a mente divagar
Isto liberta o cérebro das linhas rígidas do pensamento, deixando que
estabeleça ligações incomuns. Então fique a vontade para ficar observando
as nuvens.
Esqueça
Sabemos que o cérebro trabalha o tempo todo. Segundo Steven Pinkes “uma
teoria afirma que, se deixamos o problema de lado, ele fica incubado no inconsciente.
Então, sem qualquer aviso, algo ativa uma ideia e a solução pronta se
apresentam”.
Acredite que é capaz
Ter ideias é apenas o começo, é preciso acreditar em si mesmo e se
empenhar ao máximo para que haja sucesso.
Acordarmos para a necessidade de Inovar é fundamental
para adquirir visibilidade e modernidade nas ações propostas, perceber a
necessidade de inovação nas empresas faz parte do processo de gestão de todo
Líder, a pergunta que não quer calar é como podemos alcançar a inovação e a
reinvenção dentro da maioria das organizações?
As mudanças que acontecem e estarão para
acontecer no mercado e na economia pode significar um futuro com muito menos
empregos e muito menos oportunidades, caso as empresas não se preparem para o
que irá acontecer, a reinvenção e a inovação para dentro e para fora,
significará a sobrevivência, o processo industrial como o social é como um
mutante evolui e se transforma de muitas formas, manter seus objetivos e
projetos sempre em andamento é vital para a conquista da independência econômica.
Por isso é fundamental que possamos acompanhar as mudanças no mercado, nas
empresas e nas pessoas.
Os gestores da nova geração Y, já
entenderam que uma empresa ágil, moderna e muito dinâmica é imprescindível.
Sendo assim hoje temos duas maneiras
de buscarmos competitividade de forma eficiente e eficaz.
Inovação significa
novidade ou renovação. A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se
refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com
padrões anteriores. Hoje, a palavra inovação é mais usada no contexto de ideias
e invenções assim como a exploração económica relacionada, sendo que inovação é
invenção que chega ao mercado.
A “reinvenção” traz em si a noção de nascer de novo: se fossemos
recriar nossa empresa a partir do zero, de uma folha em branco, como ela seria?
Implícitas nessa questão há outras: até que ponto essa empresa criada a partir
do zero seria diferente da nossa, assim observar o que há dentro si (empresa) é
fundamental, transformar as práticas já existente formatando-as de diversas maneiras,
tendo erros e acertos, demonstra o quanto se esta comprometido com os objetivos
que são prepostos para esse momento novo.
Hoje se Inova como se reinventa em: Tecnologia,
Serviços, processos e produtos.